Pular para o conteúdo principal
loading...

Yam Mexicano (Dioscorea villosa L.)

O Yam Mexicano ficou famoso por ser considerado um regulador natural dos hormônios femininos. Por sua semelhança de ação com a progesterona, estudos médicos têm descoberto os benefícios do Yam mexicano relacionados à TPM, menopausa e à osteoporose. Povos nativos da América Central utilizavam o yam mexicano para amenizar as cólicas menstruais. Em 1943, o yam Mexicano atraiu a atenção da comunidade médica quando cientistas extraíram a substância similar ao hormônio feminino progesterona de sua raiz. Foi por essa razão que, até 1970, essa planta foi a única fonte de progesterona usada em pílulas anticoncecionais. Atualmente essa raiz é usada no tratamento dos sintomas da menopausa e também da artrite. Estudos em animais indicaram que o yam mexicano contém substâncias com propriedades anti-inflamatórias que podem ser auxiliares no tratamento da dor e desconforto associados à artrite e ao reumatismo. Mas a maior parte das pesquisas estão apontando que o yam mexicano pode ajudar a regular os níveis hormonais na mulher, diminuindo a famosas ondas de calor (fogachos), a fadiga e outros sintomas característicos da menopausa.

Postagens mais visitadas deste blog

Artemisia (Artemísia Vulgaris)

Também conhecida como losna-brava. Suas folhas são usadas como repelentes de insetos. Planta com ação estimulante sobre o útero, deve ser evitada por mulheres grávidas, por ser emenagoga. O chá ajuda a combater problemas de ovários, ciclo menstrual irregular, lombrigas e anemia. Não deve ser consumida em excesso .

Verbasco (Buddleja Brasiliensis)

Popularmente também chamado barbasco, barbasco-do-brasil, barrasco, calça-de-velho. Usado nos problemas pulmonares, como expetorante nas tosses com catarro, bronquite e asma. É cicatrizante tópico nas hemorroidas.

Castanha Da Índia (Aesculus Hippocastanum)

Excelente tónico circulatório, ajuda a amenizar as dores nas pernas e a ativar a circulação, prevenindo acidentes vasculares .

Carapiá (Dorstenia Arifolia)

Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz desta planta é usada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados .

Barbatimão (Stryphnodendron Barbatiman)

Rica em tanino. Usa-se externamente reduzida a pó e aplicado sobre úlceras, impinges e hérnias. Como tónica, a planta é usada cozinhando-se a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias .
loading...