Pular para o conteúdo principal
loading...

Os Melhores Chás Para Combater a Gripe

Gripe é uma doença infecciosa provocada por diversos vírus ARN da família Orthomyxoviridae e que afeta aves e mamíferos. Os sintomas mais comuns são calafrios, febre, rinorreia, dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e sensação geral de desconforto. Em crianças pode ainda provocar diarreia e dores abdominais. Embora seja frequentemente confundida com a constipação, a gripe é uma doença mais grave provocada por um tipo de vírus diferente.
A gripe é geralmente transmitida por via aérea através de tosse ou de espirros, os quais propagam partículas que contêm o vírus. A gripe pode também ser transmitida por contacto direto com excrementos ou secreções nasais de aves infetadas, ou através de contacto com superfícies contaminadas. Os vírus da gripe podem ser neutralizados pela luz solar, desinfetantes e detergentes. Uma vez que o vírus pode ser neutralizado com sabonete, lavar frequentemente as mãos reduz o risco de infeção. A gripe pode ocasionalmente levar ao aparecimento de pneumonia, tanto viral como bacteriana, mesmo em pessoas bastante saudáveis.

A gripe pode ser tratada com várias receitas de chás medicinais que aliviarão seus sintomas, veja algumas delas.

CHÁ DE LIMÃO E GENGIBRE

Ferva por alguns minutos 1 pedaço pequeno de gengibre cortado em pedaços e uma xícara e meia de água, acrescente 3 dentes de alho picado e desligue o fogo. Junte a essa mistura 1 limão em rodelas ou seu suco e deixe abafado até amornar, depois de coar, beba. Não deve-se ferver o limão, se não, ficará amargo e nem deve-se deixar esse chá esperando muito tempo.

CHÁ DE ERVA DOCE

2 colheres (sopa) de sementes secas de erva-doce, 2 colheres (sopa) de ramos frescos de alecrim e ½ litro de água. Leve a erva-doce, o alecrim e a água ao lume para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Se necessário, adoce com mel.


CHÁ DE EUCALIPTO

Faça uma decocção (cozinhe por alguns minutos): 1 xícara e meia de água, 2 folhas de eucalipto, 1 colher de chá, rasa, de alecrim e algumas folhas de hortelã. Deixe abafado até amornar um pouco e então tome.

CHÁ DE SABUGUEIRO

Ferva uma xícara de chá de água e acrescente 1 colher de sopa de flores de sabugueiro, deixando abafado por alguns minutos e bebendo em seguida. Podem ser tomadas até três xícaras ao dia. Não deve ser tomado em excesso para não causar perda de potássio no organismo e também não se deve utilizar as folhas, que são tóxicas.

CHÁ DE GENGIBRE

Ferva 2 xícaras e meia de água com pedaço da raiz de gengibre de uns cinco centímetros, picado, meio limão em rodelas, 1 pau de canela e 1 colher de sopa de mel. Deixe esfriar um pouco e beba o mais quente possível.

CHÁ DE HORTELÃ

10 folhas de hortelã, 200ml de água, 2 colheres de mel. Em uma panela, colocar a água e as folhas de hortelã limpas. Quando a água começar a ferver, contar 3 minutos. Não deixe muito tempo, pois acaba estragando o chá. Depois, passe as folhas por uma peneira e aproveite apenas o líquido. Adoce com mel ou açúcar e pode tomar.

Postagens mais visitadas deste blog

Carapiá (Dorstenia Arifolia)

Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz desta planta é usada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados.

Cavalinha (Equisetum Arvensis)

Possui propriedades antiinflamatórias, adstringentes e revitalizantes. Indicada como auxiliar no tratamento de problemas do aparelho genital-urinário, e também na menstruação excessiva. É benéfica para os brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue. Ajuda a repôr o silício perdido nas dietas de emagrecimento.

Zedoária (Curcuma Zedoaria)

A infusão é usada como estimulante, contra gases, mau hálito, gastrite, estomatites, úlceras, hepatite, colesterol, insônia, pulmão, dermatose, tônico. Considerada expetorante, diurética, calmante, colagoga e depurativa do sangue. Usada também para limpar as vias respiratórias e em casos de inflamações da garganta.

Centella Asiática (Centella Asiática)

A planta é antibacteriana, anti-inflamatória, estimulante circulatório e diurética. Estudos têm indicado também uma ação ansiolítica (controla a ansiedade). Também tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres. Contém como princípios ativos triterpenos (asiaticosidos e ácido asiático) que ajudam a aumentar a oxigenação e a atividade circulatória em nível do tecido conjuntivo. Ela atua na biossíntese do colagéno, normalizando a produção de fibras colagênicas, eliminando a fibrose responsável pelo armazenamento de água e acúmulo de gorduras. Diminui e ajuda a combater a celulite, produzindo uma ação anti-inflamatória. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele.

Catuaba (Erytroxylon Catuaba)

Afrodisíaco e tonificante, contém um alcalóide semelhante a atropina, que opera lentamente, dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual.
loading...