Pular para o conteúdo principal
loading...

Psyllium (Plantago Psyllium L)

O Psyllium age como um laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente. É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorroidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senilidade. Também em colites e diverticulites. Popularmente é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como liga-se a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal. Foi estudado por RIGAUD et al. (1998) em relação aos seus efeitos sobre a saciedade em dietas de baixa caloria. No estudo verificou-se que pelo fato de ocorrer um aumento na viscosidade do alimento quando em contato com as fibras solúveis do Psyllium, reduz-se consequentemente a interação entre os nutrientes dos alimentos e as enzimas digestivas, e com isto também ocorre um retardamento na absorção de alguns substratos energéticos pelo intestino.

Postagens mais visitadas deste blog

Carapiá (Dorstenia Arifolia)

Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz desta planta é usada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados .

Boldo (Coleus Barbatus)

Poderoso digestivo e estimulante das funções hepáticas, com propriedades tónicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de dispepsia. Muito utilizado em hepatite cronica e aguda. Atua como anti espasmódico (diminui a cólica), além de aumentar e favorecer o fluxo biliar, sendo indicado em casos de distúrbios da função digestiva e em queixas suaves do trato gastrintestinal (má digestão, gases, intolerância à gordura) .

Catuaba (Erytroxylon Catuaba)

Afrodisíaco e tonificante, contém um alcalóide semelhante a atropina, que opera lentamente, dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga ou impotência sexual .

Alfavaca (Ocimum Basilicum)

Também conhecida como basilicão, erva-real, manjericão de molho. Tem poder antiséptico, ajuda na cura de feridas e hematomas. A infusão forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. Serve ainda contra queda de cabelos (deixar agir por cinco minutos e enxagúe). O chá é usado contra náuseas, gases e disenterias .

Chá de Poejo

Ingredientes: 1 colher (chá) de poejo fresco ou seco 1 xícara (chá) de água Modo de Fazer: Primeiramente, coloque as folhas picadas no fundo de uma xícara. Depois leve a água para o fogo até levantar fervura e despeje sobre as folhas de poejo. Abafe a mistura e espere dez minutos antes de coar. O chá de poejo pode ser usado como um expetorante natural, pois ajuda a eliminar o catarro acumulado nos pulmões e vias respiratórias. Por essa razão, o remédio caseiro é indicado para tratar a tosse, a bronquite e os sintomas da gripe. Além disso, a planta medicinal também serve para aliviar a cólica menstrual, a azia, a má digestão, a insônia e os gases.
loading...