Pular para o conteúdo principal
loading...

Os Melhores Chás Para Combater a Gripe

Gripe é uma doença infecciosa provocada por diversos vírus ARN da família Orthomyxoviridae e que afeta aves e mamíferos. Os sintomas mais comuns são calafrios, febre, rinorreia, dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e sensação geral de desconforto. Em crianças pode ainda provocar diarreia e dores abdominais. Embora seja frequentemente confundida com a constipação, a gripe é uma doença mais grave provocada por um tipo de vírus diferente.
A gripe é geralmente transmitida por via aérea através de tosse ou de espirros, os quais propagam partículas que contêm o vírus. A gripe pode também ser transmitida por contacto direto com excrementos ou secreções nasais de aves infetadas, ou através de contacto com superfícies contaminadas. Os vírus da gripe podem ser neutralizados pela luz solar, desinfetantes e detergentes. Uma vez que o vírus pode ser neutralizado com sabonete, lavar frequentemente as mãos reduz o risco de infeção. A gripe pode ocasionalmente levar ao aparecimento de pneumonia, tanto viral como bacteriana, mesmo em pessoas bastante saudáveis.

A gripe pode ser tratada com várias receitas de chás medicinais que aliviarão seus sintomas, veja algumas delas.

CHÁ DE LIMÃO E GENGIBRE

Ferva por alguns minutos 1 pedaço pequeno de gengibre cortado em pedaços e uma xícara e meia de água, acrescente 3 dentes de alho picado e desligue o fogo. Junte a essa mistura 1 limão em rodelas ou seu suco e deixe abafado até amornar, depois de coar, beba. Não deve-se ferver o limão, se não, ficará amargo e nem deve-se deixar esse chá esperando muito tempo.

CHÁ DE ERVA DOCE

2 colheres (sopa) de sementes secas de erva-doce, 2 colheres (sopa) de ramos frescos de alecrim e ½ litro de água. Leve a erva-doce, o alecrim e a água ao lume para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Se necessário, adoce com mel.


CHÁ DE EUCALIPTO

Faça uma decocção (cozinhe por alguns minutos): 1 xícara e meia de água, 2 folhas de eucalipto, 1 colher de chá, rasa, de alecrim e algumas folhas de hortelã. Deixe abafado até amornar um pouco e então tome.

CHÁ DE SABUGUEIRO

Ferva uma xícara de chá de água e acrescente 1 colher de sopa de flores de sabugueiro, deixando abafado por alguns minutos e bebendo em seguida. Podem ser tomadas até três xícaras ao dia. Não deve ser tomado em excesso para não causar perda de potássio no organismo e também não se deve utilizar as folhas, que são tóxicas.

CHÁ DE GENGIBRE

Ferva 2 xícaras e meia de água com pedaço da raiz de gengibre de uns cinco centímetros, picado, meio limão em rodelas, 1 pau de canela e 1 colher de sopa de mel. Deixe esfriar um pouco e beba o mais quente possível.

CHÁ DE HORTELÃ

10 folhas de hortelã, 200ml de água, 2 colheres de mel. Em uma panela, colocar a água e as folhas de hortelã limpas. Quando a água começar a ferver, contar 3 minutos. Não deixe muito tempo, pois acaba estragando o chá. Depois, passe as folhas por uma peneira e aproveite apenas o líquido. Adoce com mel ou açúcar e pode tomar.

Postagens mais visitadas deste blog

Carqueja (Baccharis Trimera)

A carqueja é usada para ajudar a combater problemas do fígado e vesícula biliar como cálculos (pedras), para problemas digestivos, úlcera, gastrite e má-digestão. Acredita-se que carqueja ajude a purificar e desintoxicar o sangue e o fígado. Com efeito diurético, é conhecida por auxiliar no emagrecimento e no controle da diabetes.Também conhecida como cacaia-amarga ou tiririca-de-balaio, é uma planta medicinal amplamente utilizada no Brasil, que exerce ação benéfica sobre o fígado, estômago e intestinos. A planta é considerada hepatoprotetora, ou seja, protege o fígado contra a ação nociva de bebidas, medicamentos ou alimentos em excesso. Além disso, a carqueja é famosa por exercer ação diurética, purificando e eliminando toxinas, sendo muito utilizada em distúrbios dos rins e bexiga e no combate à gota e ao reumatismo .

Andiroba (Carapa Guaianensis)

A semente desta planta amazônica serve como repelente e como reconstituinte celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes. O óleo das sementes, que contem o alcalóide andirobina e matérias gordurosas, é utilizado na medicina popular, em compressas e fricções, como antiinflamatório, antibacteriano, cicatrizante, repelente de insetos. A casca do caule, as folhas e sementes são usadas em chás como adstrigente, no tratamento de diarreias, doenças da pele e limpeza de feridas .

Psyllium (Plantago Psyllium L)

O Psyllium age como um laxativo mecânico suave, emoliente e demulcente. É indicado em casos de obstipação crônica, coadjuvante da evacuação intestinal em casos de hemorroidas, gravidez, convalescença, períodos pós-operatórios e senilidade. Também em colites e diverticulites. Popularmente é indicado como complemento em dietas de emagrecimento, tendo em visto que sua ingestão antes das refeições favorece a um aumento na sensação de saciedade, bem como liga-se a moléculas de carboidratos simples impedindo sua absorção a nível intestinal. Foi estudado por RIGAUD et al. (1998) em relação aos seus efeitos sobre a saciedade em dietas de baixa caloria. No estudo verificou-se que pelo fato de ocorrer um aumento na viscosidade do alimento quando em contato com as fibras solúveis do Psyllium, reduz-se consequentemente a interação entre os nutrientes dos alimentos e as enzimas digestivas, e com isto também ocorre um retardamento na absorção de alguns substratos energéticos pelo intestino.

Borragem (Borago Officinalis)

Planta medicinal e alimentícia que tem o aroma do pepino, por isso se torna uma salada muito nutritiva. Possui vitamina C e alcalóides. Considerada anti inflamatória, expectorante, adstringente e altamente diurética. Na medicina popular é indicada em casos de inflamações de bexiga e pedras nos rins ou bexiga, para auxiliar na eliminação de toxinas e melhoria da pele. Flores, folhas e caules apresentam as mesmas propriedades. A Borragem pertence à Família das Boragináceas, é uma planta originária da zona Mediterrânea da Europa e da Ásia menor. O óleo de borragem é um óleo vegetal extraído desta planta e assim como o óleo de Prímula (Oenothera Biennis) constitui-se numa ótima fonte de Ácido Gamalinolênico (GLA) pois possui na sua composição ácidos graxos poliinsaturados. Por ser um ácido graxo essencial, o GLA deve ser necessariamente obtido da alimentação, pois o organismo não é capaz de produzi-lo. A deficiência de ácidos graxos essenciais, nos seres humanos, resulta em condições an...

Centella Asiática (Centella Asiática)

A planta é antibacteriana, anti-inflamatória, estimulante circulatório e diurética. Estudos têm indicado também uma ação ansiolítica (controla a ansiedade). Também tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres. Contém como princípios ativos triterpenos (asiaticosidos e ácido asiático) que ajudam a aumentar a oxigenação e a atividade circulatória em nível do tecido conjuntivo. Ela atua na biossíntese do colagéno, normalizando a produção de fibras colagênicas, eliminando a fibrose responsável pelo armazenamento de água e acúmulo de gorduras. Diminui e ajuda a combater a celulite, produzindo uma ação anti-inflamatória. Por isso é tão indicada para terapias de emagrecimento e da pele .
loading...