Pular para o conteúdo principal
loading...

Cascara Sagrada (Rhamnus Purshiana)

É uma planta pertencente à Família das Rhamnáceas, com excelentes propriedades medicinais. O nome popular "sagrada" surgiu em razão de suas grandes características curativas. A Cascara sagrada é usada principalmente para corrigir problemas intestinais, com a grande vantagem de não provocar cólicas nem diarreia. Seu uso não exerce apenas uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon. Após a ingestão da cascara sagrada ocorre a libertação de substâncias que ajudam a eliminar o material fecal.
É provavelmente uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos. As principais ações da Cascara Sagrada na medicina popular são: a estimulação e ação peristáltica do cólon e da produção de secreções digestivas em vários órgãos do aparelho digestivo. Ela é usada popularmente como prevenção no uso de laxantes, mas não é recomendada em situações de dores abdominais, vómitos, obstrução intestinal, apendicite e doenças inflamatórias do cólon, crianças com menos de 10 anos, e em casos de desidratação grave.

Postagens mais visitadas deste blog

Carqueja (Baccharis Trimera)

A carqueja é usada para ajudar a combater problemas do fígado e vesícula biliar como cálculos (pedras), para problemas digestivos, úlcera, gastrite e má-digestão. Acredita-se que carqueja ajude a purificar e desintoxicar o sangue e o fígado. Com efeito diurético, é conhecida por auxiliar no emagrecimento e no controle da diabetes.Também conhecida como cacaia-amarga ou tiririca-de-balaio, é uma planta medicinal amplamente utilizada no Brasil, que exerce ação benéfica sobre o fígado, estômago e intestinos. A planta é considerada hepatoprotetora, ou seja, protege o fígado contra a ação nociva de bebidas, medicamentos ou alimentos em excesso. Além disso, a carqueja é famosa por exercer ação diurética, purificando e eliminando toxinas, sendo muito utilizada em distúrbios dos rins e bexiga e no combate à gota e ao reumatismo .

Boldo (Coleus Barbatus)

Poderoso digestivo e estimulante das funções hepáticas, com propriedades tónicas e estimulantes, ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de dispepsia. Muito utilizado em hepatite cronica e aguda. Atua como anti espasmódico (diminui a cólica), além de aumentar e favorecer o fluxo biliar, sendo indicado em casos de distúrbios da função digestiva e em queixas suaves do trato gastrintestinal (má digestão, gases, intolerância à gordura) .

Alfavaca (Ocimum Basilicum)

Também conhecida como basilicão, erva-real, manjericão de molho. Tem poder antiséptico, ajuda na cura de feridas e hematomas. A infusão forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. Serve ainda contra queda de cabelos (deixar agir por cinco minutos e enxagúe). O chá é usado contra náuseas, gases e disenterias .

Carapiá (Dorstenia Arifolia)

Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz desta planta é usada como cataplasma para apressar a cicatrização de ossos fraturados .

Chá de Poejo

Ingredientes: 1 colher (chá) de poejo fresco ou seco 1 xícara (chá) de água Modo de Fazer: Primeiramente, coloque as folhas picadas no fundo de uma xícara. Depois leve a água para o fogo até levantar fervura e despeje sobre as folhas de poejo. Abafe a mistura e espere dez minutos antes de coar. O chá de poejo pode ser usado como um expetorante natural, pois ajuda a eliminar o catarro acumulado nos pulmões e vias respiratórias. Por essa razão, o remédio caseiro é indicado para tratar a tosse, a bronquite e os sintomas da gripe. Além disso, a planta medicinal também serve para aliviar a cólica menstrual, a azia, a má digestão, a insônia e os gases.
loading...